Apresentação do projeto

Quem somos?
Somos um grupo de alunos do oitavo ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão. Ao longo do ano letivo de 2011/2012, coordenados pela nossa professora de Ciências Naturais, Ana Rola, dinamizámos o projeto "Geotermia no futuro de Santa Comba Dão" e que foi selecionado para a 2ª fase da 10ª edição do prémio "Ciência na Escola" da Fundação Ilídio Pinho.

Da esquerda para a direita: João Borges, Jessica Abrantes, Adriana Ribeiro, Nadin Neves

O nosso projeto...
Neste trabalho procurámos responder a duas questões: Será possível a instalação de um aproveitamento geotérmico, em Santa Comba Dão? Será que os santacombadenses têm conhecimento da exploração de energia geotérmica em Portugal?
Após pesquisa bibliográfica, concluímos que Santa Comba Dão tem potencial para a instalação de um Sistema Geotérmico Estimulado (SGE). Este tipo de aproveitamento geotérmico, ao contrário de outros, não depende da existência de águas subterrâneas e pode ser explorado em zonas graníticas.
Estudos realizados por investigadores do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra mostram que o granito de Santa Comba Dão tem capacidade para, num cenário pessimista, possibilitar a recuperação de 2% de energia, valor 256 vezes superior ao consumo de energia elétrica em Portugal em 2006.
Realizámos um questionário a uma amostra de alunos do oitavo ano (N = 36, média de idades = 13 anos) e respetivos familiares (N = 20, média de idades = 46 anos). Concluímos que a maioria dos santacombadenses inquiridos (67% dos alunos e 55% dos familiares) conhecem o conceito de energia geotérmica, mas desconhece a sua utilização em Portugal (69% dos alunos e 80% dos familiares) e que uma percentagem importante (44% dos alunos e 30% dos familiares) considera possível a exploração deste tipo de energia em Santa Comba Dão. No entanto, não temos dados para inferir a que o tipo de aproveitamento geotérmico se referia.
Por estas razões, consideramos importante esclarecer o conceito de geotermia e os tipos de aproveitamento geotérmico. Por isso, divulgámos o nosso trabalho à comunidade escolar e local, através de conferências, maquetas, artigos em jornais, folhetos informativos e agora, através deste blogue. Queremos que os nossos conterrâneos compreendam a importância da geotermia porque A instalação de uma central geotérmica do tipo SGE traria enorme benefícios à população de Santa Comba Dão e ao país. A exploração deste tipo de energia conduziria à diminuição das importações de combustíveis fósseis para a produção de energia elétrica e à geração de empregos na região, ao mesmo tempo que produziria energia limpa, sem emissões de dióxido de carbono, cumprindo as metas estabelecidas no Protocolo de Quioto.

Agradecimentos
Agradecemos aos Prof. Doutores Alcides Pereira e Celeste Gomes, do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra, pela revião científica e pela organização do VII Congresso dos Jovens Geocientistas.
Agradecemos à nossa professora de Ciências Naturais, Ana Rola, por todo o apoio prestado.
Agradecemos à junta de freguesia de Couto do Mosteiro, por nos facultar o transporte para o Laboratório de Radioactividade Natural da Universidade de Coimbra.
Agradecemos todo o apoio facultado pela nossa Escola e, em particular, à Diretora Dra Madalena Dinis.
Agradecemos também o apoio dos nossos professores. Sem eles este trabalho não seria possível.
Um agradecimento especial ao professor José António Rodrigues, de Físico-Química, pelas suas brilhantes ideias!
A todos os que contribuíram para o projeto e que não são referidos, um muito obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário